Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Prova Artística 41º Ciranda - Muriel



Caros amigos, muitos foram os pedidos para que eu enviasse o vídeo da artística que elaborei para a 41º Ciranda Cultural de Prendas em Passo Fundo, momento este, que considero único, dotado de vários sentimentos, os quais jamais poderão ser descritos, mas poderei então deixar aqui o esboço daquilo que preparei com carinho.
Os versos que passei dias e dias compondo cautelosamente para que pudesse, com eles, dizer quem sou, de onde venho, o que acredito e amor que tenho pelas pessoas que me legaram o hábito de ser tradicionalista.
E com essa postagem quero iniciar ajudando, oferecendo algumas informações importantes para as prendas e peões que gostam do meu trabalho, a partir de minha própria experiência.
Porém, quero esclarecer que nada que for dito aqui serve como lição de sucesso ou como receita infalível, é apenas as declarações de quem viveu e pagou pra ver o que ia acontecer consigo mesmo a partir de suas próprias escolhas, pois não existe receita de sucesso, existem apenas histórias de caminhos percorridos com sucesso até chegar a vitória, mas isso não quer dizer que eles não tenham sido difíceis.
Fica a dica: A primeira coisa que pensei quando resolvi montar minha artística é que gostaria de fazer algo diferenciado, sem perder a essência, mas sendo, ao mesmo tempo, eu mesma e superando meus limites. Então eu não me vali de frases feitas, como muitos pensaram, nem de versos prontos, pois ao longo do caminho vamos aos poucos conhecendo-nos e permitindo-nos acreditar que limites foram feitos para serem superados.
Eu preferi compor meus próprios versos e entrar declamando porque esta é a minha arte, depois saudei todos muito formalmente, porque é assim que acredito que devemos nos reportar quando queremos que as pessoas dêem créditos àquilo que falamos. Introduzi meu discurso enfatizando as mulheres (um tema comum, mas com um diferencial), falei das mulheres da minha família que eram o grande motivo de eu estar ali naquele momento, falei das minhas raízes campeiras, do meu trabalho, da profissão que escolhi, pois acredito naquele ditado "me diga com quem andas, que te direi quem és", depois falei sobre o tema: Traje da mulher gaúcha não é folclórico, dizem os pesquisadores. Admito que ao sortear tal tema, não sei qual emoção tomou conta de mim, se foi de felicidade por estar dentro do contexto de toda a minha prova ou se foi de pavor, por conta da complexidade. Todos na volta estavam pasmados com o tema, na verdade, não sabiam o que dizer. Então, eu preferi ficar sozinha, não pensem que foi uma atitude egocêntrica, jamais, mas a concentração naquele momento e, principalmente, a reflexão de tudo aquilo que eu havia estudado era extremamente importante. Não pensem que ao sortear o tema vocês saberão tudo sobre ele, mas com tudo que vão aprender nessa caminhada do tradicionalismo poderão sim, formar uma opinião, e explorá-la, permitir-se, dar-se a chance de pensar e de reconhecer que você se preparou para aquele momento. Você é o protagonista daquele momento, você é o protagonista de sua própria história e cabe somente a ti escolher ter sucesso ou se acovardar diante dos desafios, e se auto-intitular derrotado sem ao menos completar a sua tarefa. Ouvi dizer, provei e hoje eu mesma digo que as dificuldades tornam as vitórias mais saborosas e ensina às pessoas aquilo que elas ainda precisam aprender.
Eu arrisquei muito com essa prova, mas a vida é feita de grandes riscos, faz parte e se você não arriscar nunca saberá se vai dar certo ou mesmo terá o prazer de saborear o sucesso de seu desprendimento.
Você é capaz de se surpreender, faça isso e prepare-se para vencer!
(Na proxima postagem colacarei a íntegra da artística). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário