Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

24º RT - Evento destinado a prendas e peões!



No último final de semana, dia 26 de fevereiro tive o prazer de visitar a querência de Arroio do Meio na 24º Região Tradicionalista, terra do meu querido Rodrigo Schneider, Peão Destaque Campeiro do RS, que não pode fazer-se presente, pois estava no RJ para estudos, porém, eu estava acompanhada do também companheiro de gestão Luiz Pereira Junior, Peão Destaque Artístico e Cultural do RS e de  seus pais, sempre atenciosos e participativos. Nesta data, percorreu os caminhos do Rio Grande conosco o Peão Destaque Campeiro 2003/2004 Robiton, lá da terra de Herval ele foi para ajudar a gurizada na campeira.
Todos nós nos deslocamos até lá com o intuito de participar e contribuir com o evento das prendas e peões daquela região no Encontro Regional da Cultura Gaúcha, do qual agradeço imensamente a oportunidade ao amigo Diego, Peão Farroupilha da 24º RT e a 1º Prenda Ângela, pois esse dia, apesar do calor intenso, foi muito gratificante.


(Prendas e Peões da 24º RT, Junior e Robiton)

As prendas regionais estão elaborando um livro de receitas, com o objetivo de resgatar a culinária regional, aquilo que efetivamente está se perdendo de nossos seios familiares e para isso organizaram uma confraternização, com a apresentação das receitas resgatadas pelas prendas, foi grandioso para marcar a tradição regional, confesso que cometi o pecado da gula (risos), mas provei um pouquinho de cada receita, as quais estavam deliciosas. As prendas resgataram receitas de bolinhos de chuva, broas de porvilho, pão de melado, pão de milho, e uma tortinha que se parece com uma cuca recheada de goiabada, uma delícia, mas o nome em alemão é extremamente difícil, prometo em uma próxima oportunidade divulgar as receitas das meninas, assim que elas completarem o livrinho.
Bueno, a gurizada se esbaldou, o Luiz e Robiton deram uma aula de campeira que tenho certeza eles não mais se perderão na lida. De assar churrasco e charquear à encilhar, courear, desquinar e até trançar, foi um dia intenso, com muitas atividades proveitosas para quem desejava participar de concursos de prenda ou peão, e também, para aqueles que desejam se aproximar mais das atividades tradicionalistas.
Sobre o churrasco assado por esses guris, posso dizer que estava divino, pois além do arroz carreteiro servido no almoço, também pude provar e constatar que os assadores tiveram bons professores.
Mais eventos como estes devem ser proporcionados pelas entidades e regiões, são essas integrações que fazem o nosso tradicionalismo se fortalecer e dessa forma, abraçando nossa família tradicionalista, como diz o tema anual do MTG, que vamos perpetuar os nossos valores e costumes!
Parabéns Moçada Guapa da 24º RT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário