Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

FECARS - A maior festa campeira do RS

Um espetáculo regado de campeirismo e cultura por todos os lados, foi nestes termos que aconteceu a FECARS em canoas, no Parque Eduardo Gomes.
Para os campeiros uma oportunidade única de estar entre os melhores braços do Rio Grande, só estando presente para poder sentir a emoção que brota a cada armada, a cada aporreado que é desafiado pelos hábeis e destemidos ginetes, a cada pequena armada jogada em direção a vaca que não sai do lugar, mas que permite a criança ir a diante seguindo os avós, como refere o Hino Tradicionalista de Luiz Carlos Barbosa Lessa. A vaca parada é mais  um grande espetáculo feito por pequenos protagonistas, de braços frágeis, embora de grande força, pois o que lhes move é a torcida da família, o orgulho dos pais e o amor sincero que dali se origina para com a tradição sulina.
Havia naquele local atração para todos os gostos, mas destaco os 25 anos do Seminário Estadual de Prendas e Peões e o Seminário de Cultura Campeira como grandiosos espetáculos frente o desenvolvimento cultural e associativo de nosso Movimento.
No sábado primeiramente tivemos um debate que parecia tímido, mas que logo tomou forma e discussão, era o I Fórum da Juventude Gaúcha dando seus primeiros passos, sendo a Pilcha Gaúcha o tema mais discutido pelos participantes, no qual tivemos a felicidade de porder contar com a participação dos tradicionalistas reponsáveis pelas pesquisas de idumentária, com destaque especial para forte contribuição dos meus amigos Letícia e Luciano Salerno, dos quais temos muito a agradecer.

(foto: Rogério Bastos)
No início da tarde

(foto: blog do MTG)

No início da tarde de sábado comemoramos os 25 anos do SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRENDAS E PEÕES, foi uma alegria poder, ao lado dos meus colegas de gestão, compartilhar deste momento, principalmente do I Reencontro de Prendas e Peões do RS, os nossos "eternos". Sim, eternos porque serão para sempre Prendas e Peões do nosso estado.
Como forma de agradecimento a eles, realizamos uma homenagem, primeiramente com a palestra da 1º Prenda do RS 2006/2007, Srta. Mariana Malmann que nos falou sobre "O compromisso além o título", posteriormente os jovens foram divididos em 10 grupos e cada grupo haviam munitores, estes eram os "eternos" Peões e Prendas do RS, que tinham a responsabilidade de elaborar um teatro sobre aquilo que aprenderam, o que possibilitou maior integração dos jovens e valorização das gestões estaduais anteriores a nossa.
Um momento para ficar na história, memorável.

(foto: Rogério Bastos)

No domingo, foi a vez do Seminário de Cultura Campeira, do qual os participantes puderam aprender mais sobre as temáticas desenvolvidas durante o Entreveiro de Peões, com destaque para a palestra do pai de nosso Guri Farroupilha Lourenço Nunes.
Mas chamou a atenção dos espectadores do evento o traje usado pelas prendas do RS, do qual nada mais era do que bombacha, bota, camisa e chapéu, aprovados pelas diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, juntamente com um crachá que foi mandado confeccionar especialmente para os eventos de cunho campeiro.
Algumas pessoas não aprovaram e até mesmo criticaram a atitudes das prendas, mas a maioria das pessoas apoiaram e aprovaram aquilo que decidimos usar, afinal estava plenamente dentro do regulamento.
Há que se falar que o protocolo realizado no domingo não fazia parte dos planos da gestão, porém com a chegada do presidente e de algumas autoridades foi necessário fazer, e os Peões então oprtaram por realizá-lo.
Mas o importante não é o traje que se veste, mas sim quem você e no que você acredita, muitas prendas regionais e de entidades não usam o traje alternativo por medo de serem julgadas por esse ou aquele que não concorda com a diretriz, mas no fundo gostariam de poder usar. As prendas não deixam de serem femininas, nem de serem prendas do RS por estarem assim trajadas, pelo contrário esboçam a mulher em sua ampla face diante da vida.
Em nome das Prendas do RS, quero agradecer a todos que apoiaram e que se manifestaram a nosso favor, claro já somos prendas do RS e não estavamos ali para sermos avaliadas, nem muito menos precisamos que esse ou aquele nos guie diante de tal situação, pois nos preparamos anos para assumir este cargo de prendas do RS e estudamos muito para chegarmos ali, porém respeitamos a idéia de todos e agradecemos o carinho daqueles que compartilha a idéia de que mulher campeira também é prenda deste Rio Grande.

(foto: Rogério Bastos)
Um especial agradecimento a Sra. Marilane, ao Rogério Bastos e ao Senhor Manoelito Savaris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário